sábado, 30 de maio de 2009

Procura-se o '' Equilibrio ambiental ''


Como dizia uma figura publica conhecida, isso do fair play é tudo uma grande treta....
E o nosso respeito pelo meio ambiente , também será ?? Quando vejo na TV certas pessoas a lutar contra o ar condicionado , começo a imaginar as suas casas , com 35 ºC , e eles na sauna a dizer que é muito bom! , ou os seus carros com 40 ºC, de facto gosto de ouvir os puristas. Será que sabem que a vida moderna , sem climatização seria totalmente diferente, como qualquer evolução tecnológica, não é perfeita. Todos nós devemos fazer o nosso papel, não poluir o planeta apenas quando a TV ou a rádio está à frente, mas sempre e não devemos fechar os olhos e dizer que é so agora, sim o somatórios dos nossos erros, cria um grande erro. Gosto de respeitar o meio ambiente, por isso o que peço é que os utilizadores de ar condicionado no Verão devem colocar os termostatos proporcionais à temperatura exterior, isto é se estiverem 35 º C ( como hoje -felizmente!!! ) o termostato pode estar regulado para 25-26-27ºC , é alta ?? mas é assim que poupamos energia, pois se estiver para 20 ºC ou 16 ºc , como já ouvi a alguns utilizadores , não só faz mal ao meio ambiente como à carteira e ainda pior à saúde.
Por isso meus amigos vamos deixar-nos de tretas, e passarmos a respeitar mesmo, o nosso meio ambiente, senão teremos de embarcar para outro planeta, habitado só pelos nossos amigos pseudo puristas.

terça-feira, 26 de maio de 2009

À procura do som do silêncio - Potência sonora versus pressão sonora


Cada um de nós é mais ou menos sensivel a um determinado som, que para mim pode ser agradável mas para si pode ser nivel intolerável. Numa instalação de ar condicionado, a elimininação de ruidos indesejáveis é complexa, e por vezes dificil de obter, é por isso que se analisa ao detalhe os niveis de ruido de chillers, utas, fan coils, condutas, difusores,grelhas, mas há que analisar a envolvente , porque pode provocar niveis de ruido inesperados. Devemos ver e comparar com atenção, os niveis de ruido de uma dada máquina, mas como devemos comparar ''maças com maças e peras com peras '' , analisar com atenção os asteriscos a indicar a distância, a envolvente, etc. Ver se os dados fazem referencia à potência sonora ou à pressão sonora. Não esquecer que se um chiller ou uma bomba de calor está instalada ao lado de bombas, ventiladores, há que ver a forma de adicionar os niveis de ruido, existem fórmulas de adição de niveis de ruido.
Não nos devemos de esquecer que há mestrados e doutoramentos em acústica, por isso , temos de respeitar este tema, e procurar sempre interpretar correctamente a informação disponibilizada pelos fabricantes e ter a certeza de que as medições indicadas são de acordo com as normas em vigor, e no caso do ar condicionado devemos sempre ter como guia o que a Eurovent refere.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sessão de esclarecimento na Universidade Algarve - HAP 8760 Horas de Análise Energética


Desde já, um muito obrigado aos professores do Instituto Superior Engenharia da Universidade do Algarve ( http://est.ualg.pt ) , bem como aos organizadores, que mostraram que querer é poder, e que em pouco tempo se pode criar uma sessão de formação.
Estas sessões de esclarecimento, do software de cargas térmicas e análise energética, HAP - Hourly Analysis Program da Carrier, são sempre muito concorridas e muito participativas, todos querem apreender, e todos aprendemos. Já participaram cerca de 250 profissionais, de Norte a Sul. Os novos regulamentos energéticos, trouxeram aos profissionais do AVAC , novas ideias e a procura de novas soluções. Sabemos que o objectivo principal, passa pela eficiência energética, e nesta área verificam-se sempre novas descobertas e evoluções pessoais. A participação em formações é sempre muito positiva, pois para além do que se aprende, há uma partilha de conhecimentos com os participantes.
A foto que se mostra, é do que estamos todos a precisar, de um SPA natural , com muita poupança energética!!!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Aplicação solar mais chillers de absorção



O ciclo de absorção já é conhecido há muito tempo, no entanto podemos dizer que a adição do controlo electrónico e dos microprecessadores vieram dar uma grande estabilidade e garantir um controlo do ciclo quase perfeito.

Em Portugal penso que a sua aplicação será uma realidade, já existem muitas aplicações, mas a sua aplicação estará sempre associada ao custo do equipamento. A aplicação de paineis solares como geradores da fonte quente deve ser intensificada e esta aplicações deverão ser sempre subsidiadas por fundo europeus, pois esta forma de aproveitamento energético é muito proveitosa para se pensar em eficiência energética.

Em Portugal já há aplicações solares + chiller de absorção, mas a aplicação mais normal são as aplicações de cogeração, onde se consegue ter água qente desde 90 a 115 ºC. Existem também aplicações com chillers de duplo efeito, quando se consegue dispor de vapor.

Podemos afirmar que em Portugal, os chillers de absorção já são uma realidade, e que no futuro ( já amanhã ) vão existir mais projectos, sempre com o objectivo de termos melhores indices de eficiência energética.
Em Portugal a maior aplicação de chillers de absorção está na climaespaço http://www.climaespaco.pt

domingo, 17 de maio de 2009

Chillers e eficiência energética? Classe energética ou ESEER


No caso de seleccionarmos chillers, devemos seleccionar pela classe energética ou pelo ESEER ?? (European Seasonal Energy Efficiency Ratio).
O ESEER é sempre mais elevado, pois é o rendimento sazonal de uma máquina, e sempre mais real.
Devemos procurar uma resposta equilibrada, e será sempre de acordo com a apliçação, seja uma fábrica, um edificio de escritórios , centro comercial ou Hospital.
A resposta não é simples nem do tipo chapa 5, há que fazer contas, utilizando os programas de simulação onde se cruzam as cargas com o equipamento seleccionado.
Mas uma dada máquina pode ter uma boa classe energética, mas ter um ESEER fraco, por isso não basta seleccionar uma máquina apenas pela classe energética, vejam sempre o ESEER também.
Votos de uma boa semana, com muita poupança energética, REAL.
Vejam sempre a EUROVENT , pois neste site está toda a informação necessária para se analisar correctamente uma marca certificada. http://www.eurovent-certification.com

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bom fim de semana e que venha o Verão Quente e Tórrido depressa!!!!!

Enquanto não chega o calor tórrido do Verão ( todos rezamos para que assim seja ) podemos apreciar o que a mãe natureza tem de bom, e imaginar que finalmente neste Verão chegue a famosa onda de calor que está sempre a chegar , enfim é uma espécie de D. Sebastião de todos nós, vem depressa onda que todos te esperamos, para bem da crise e para bem da economia.
35 ºC pela manhã, e 35 ºC pela noite, sai inverter , sai fixo, sai ar condicionado, frio, calor???? pois é agora também precisamos de aquecimento.
De repente esta história do aquecimento faz-me lembrar o numero do mágico, que tira sempre o mesmo coelho , e nós sempre soubemos que o coelho está lá, mas ficamos sempre com um sorriso na boca. Aquecimento sejas bem vindo ao reino do ar condicionado, se calhar és o D. Sebastião, finalmente.
Bom fim de semana e sonhem com a imagem, tirada por mim num dos locais mais belos do nosso cantinho.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sabem em que terra nasceu o Mr Carrier , o grande inventor do ar condicionado moderno

Pois é esta é para os Carrier man e woman, actuais ou ex ( na prática não são ) e eles sabem quem são.
O Sr Carrier nasceu numa pequena localidade de nome , Angola, mas nos EUA, quem diria, por certo deve ter sido um portuguesinho ou uma portuguesa que nasceu em Angola, e que emigrou para os EUA, e quando chegou a uma terra ( no Verão ) , que por certo era parecida com Angola, a sua terra natal, dissse sim!! porque não? Vou-lhe chamar Angola, a assim foi.
Se tiverem curiosidade basta ir à famosa wikipédia e fazer uma busca, é deveras interessante.
Já estou a imaginar o comentário do Sr Carrier :
Hello , my name is Willis Carrier , i´m from Angola , USA, the land of opportunity.
Este senhor merece as nossas vénias, foi de facto um cientista brilhante.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Os livros sobre climatização, avac !!!!

Recomendo vivamente que se compre os livros escritos em português, relativo à area da Climatização, pois só assim poderemos motivar os escritores e os editores a publicarem os livros, que são poucos e por isso aqui fica uma saudação a quem já escreveu mais livros nesta área, os nomes são publicos, e me breve publicarei a lista de livros.
As revistas da área podem eventualmente tomar a decisão de editar em livro, os assuntos mais técnicos, porque um dos aspectos mais importantes, é o passar dos conhecimentos adquiridos.
As associações , Efriarc, Ordem dos Engenheiros, Anet, Apirac podem ter um papel mais activo. Sabemos que os custos não são pequenos , mas há que procurar patrocinios, e prestar um serviço a todos os que trabalham na área do AVAC.
Procurarei listar todos os livros da nossa área, com a ajuda de todos.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Climatização uma palavra simples que diz muito

O que seria do mundo moderno sem o controlo da temperatura e humididade??
A pergunta é simples , a resposta será longa, mas efectivamente a nossa vida seria diferente. Nós todos somos pela preservação do meio ambiente e sempre que agimos de outra forma estamos a hipotecar o nosso futuro, por isso fica bem por vezes atacar o ar condicionado, mas sem sabermos o controlo da temperatura e humidade aparece em toda a actividade da nossa vida, basta estar com atenção.