O ciclo de absorção já é conhecido há muito tempo, no entanto podemos dizer que a adição do controlo electrónico e dos microprecessadores vieram dar uma grande estabilidade e garantir um controlo do ciclo quase perfeito.
Em Portugal penso que a sua aplicação será uma realidade, já existem muitas aplicações, mas a sua aplicação estará sempre associada ao custo do equipamento. A aplicação de paineis solares como geradores da fonte quente deve ser intensificada e esta aplicações deverão ser sempre subsidiadas por fundo europeus, pois esta forma de aproveitamento energético é muito proveitosa para se pensar em eficiência energética.
Em Portugal já há aplicações solares + chiller de absorção, mas a aplicação mais normal são as aplicações de cogeração, onde se consegue ter água qente desde 90 a 115 ºC. Existem também aplicações com chillers de duplo efeito, quando se consegue dispor de vapor.
Podemos afirmar que em Portugal, os chillers de absorção já são uma realidade, e que no futuro ( já amanhã ) vão existir mais projectos, sempre com o objectivo de termos melhores indices de eficiência energética.
Em Portugal a maior aplicação de chillers de absorção está na climaespaço http://www.climaespaco.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário