sábado, 19 de setembro de 2009

A famosa pegada ecológica

Pois é , a famosa e lindíssima pegada na lua, imagem de marca, dirão uns, foto brilhante e histórica, dirão outros, passados 41 anos, esta imagem serviu para nos elucidar e criar o que o marketing cientifico ecológico e chique , designa da minha e vossa pegada ecológica. Somos bombardeados pela ecologia, que eu adoro e que todos adoramos, de preferência ande a pé, ou de bicicleta, de parapente, e se optarmos pelo carro, híbrido ou eléctrico, mota eléctrica. A energia eléctrica nas nossas casas deve ter uma grande percentagem eólica, ou hidroeléctrica, paíneis fotovoltaicos, paineis solares, energia das ondas, células de combustivel, adopção de sistemas de cogeração , blá blá blá, redução em 20 - 30 % consumo energético, redução do efeito de estufa e diminuição do aquecimento global. Isto tudo porque? pois é o famoso petróleo está a acabar, e de quando em quando o mundo descobre que somos demasiados dependentes deste famoso elemento da natureza. E de repente a nossa pegada ecológica tem de ser mesmo diminuída, podemos dizer que a imagem da pegada ecológica foi influenciada pela pegada do homem na lua? Interessante análise, mas discutível. Nesse tempo tudo era verde, e o petróleo abundava. É claro que podemos dizer, que hoje, somos todos fundamentalistas na redução do consumo energético, mas também na poupança de água e na reciclagem.
Divirto-me imenso quando passo numa localidade , onde se faz referência à ausência de energia nuclear e de armas atómicas. Sou um defensor da energia nuclear, pois é uma energia inteligente, infelizmente ainda tem vários perigos, mas quando oiço dizer que em Portugal Jamais, quem afirma isto , nunca se lembra que os vizinhos do lado tem uma central a meia dúzia de kms da nossa terrinha verde, e se houver acidente, vai chegar cá de certeza, por isso meus amigos daqui a uns anitos ainda vamos ter uma pequena central nuclear, nem que seja num porta aviões da segunda guerra mundial, alugado em regime de leasing.
Mas a pegada ecológica é como um lençol que cobre o planeta terra, a pegada não cobre todo o planeta, enquanto os países mais desenvolvidos se preocupam na diminuição da dita pegada, outros ainda andam descalços e a maior preocupação é terem apenas um pedaço de comida alguns dias por ano, e esta é a realidade da vida planetária , dura e crua.
Pois é, será que nós os ditos seguidores da pegada, fazemos como a avestruz, alguém acende a luz ( de baixo consumo ) por favor !!!!




domingo, 6 de setembro de 2009

H1N1 e a Climatização


Hoje uma das noticias do dia, foi que no Instituto nacional de saúde Dr Ricardo Jorge , laboratório de referência de testes da gripe H1N1 , e por certo um dos melhores laboratórios internacionais, não há condições de climatização, não há frio suficiente, e por vezes as análises que servem para identificar a nova gripe, não são realizadas a tempo, e por vezes tem de ser repetidas , ou seja não existem condições de temperatuta e humidade necessárias para se realizar este tipo de análise . A instalação de climatização não está adequada, ou pode não estar de acordo com os novos requisitos actuais deste tipo de laboratório, e o valor do novo projecto e instalação seria uma investimento superior a 2 milhões de euros.
Pois é ironia das ironias, a Climatização é falada de uma forma positiva, ninguém se queixa de alergias, dos filtros, nem dos cheiros, nem da ecologia, nem do consumo energético, nem do efeito de estufa, nem do aquecimento global, mas apenas da, e somente da temperatura e humidade.
Num laboratório deste tipo, o projecto e a instalação do sistema AVAC são trabalhos muito delicados, pois cada sala é uma sala branca, onde existem condições especificas de controlo e temperatura. Todas, ou grande parte das salas são utilizadas com 100% de ar novo, o ar que sai é enviado para o exterior, e estes dois caudais de ar são filtrados de forma a que o ar extraido não tenha nenhum tipo de virus. A qualidade de ar interior é por isso um dos aspectos mais importantes, e especialmente em locais onde se te diversos tipos de virús.
Este tipo de laboratório é fundamental em diversos tipos de exames, é um laboratório de referência, e acho mesmo muito pouco oportuno não se encontrar forma financeira de se actualizar o sistema de climatização, mas a boa noticia é que é já no próximo ano, é claro que em Portugal, um ano tem muitos anos.