Pois é , a famosa e lindíssima pegada na lua, imagem de marca, dirão uns, foto brilhante e histórica, dirão outros, passados 41 anos, esta imagem serviu para nos elucidar e criar o que o marketing cientifico ecológico e chique , designa da minha e vossa pegada ecológica. Somos bombardeados pela ecologia, que eu adoro e que todos adoramos, de preferência ande a pé, ou de bicicleta, de parapente, e se optarmos pelo carro, híbrido ou eléctrico, mota eléctrica.
A energia eléctrica nas nossas casas deve ter uma grande percentagem eólica, ou hidroeléctrica, paíneis fotovoltaicos, paineis solares, energia das ondas, células de combustivel, adopção de sistemas de cogeração , blá blá blá, redução em 20 - 30 % consumo energético, redução do efeito de estufa e diminuição do aquecimento global. Isto tudo porque? pois é o famoso petróleo está a acabar, e de quando em quando o mundo descobre que somos demasiados dependentes deste famoso elemento da natureza. E de repente a nossa pegada ecológica tem de ser mesmo diminuída, podemos dizer que a imagem da pegada ecológica foi influenciada pela pegada do homem na lua? Interessante análise, mas discutível. Nesse tempo tudo era verde, e o petróleo abundava. É claro que podemos dizer, que hoje, somos todos fundamentalistas na redução do consumo energético, mas também na poupança de água e na reciclagem.
Divirto-me imenso quando passo numa localidade , onde se faz referência à ausência de energia nuclear e de armas atómicas.
Sou um defensor da energia nuclear, pois é uma energia inteligente, infelizmente ainda tem vários perigos, mas quando oiço dizer que
em Portugal Jamais, quem afirma isto , nunca se lembra que os vizinhos do lado tem uma central a meia dúzia de kms da nossa terrinha verde, e se houver acidente, vai chegar cá de certeza, por isso meus amigos daqui a uns anitos ainda vamos ter uma pequena central nuclear, nem que seja num porta aviões da segunda guerra mundial, alugado em regime de leasing.
Mas a pegada ecológica é como um lençol que cobre o planeta terra, a pegada não cobre todo o planeta, enquanto os países mais desenvolvidos se preocupam na diminuição da dita pegada, outros ainda andam descalços e a maior preocupação é terem apenas um pedaço de comida alguns dias por ano, e esta é a realidade da vida planetária , dura e crua.
Pois é, será que nós os ditos seguidores da pegada, fazemos como a avestruz, alguém acende a luz ( de baixo consumo ) por favor !!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário